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Foto do escritorFabiana Marsiglia Thomas

Será que está na hora de fazer um rebranding na sua marca?

Figura verde clara e branca com dois avatares construindo uma nova ideia.

Quais plataformas de streaming você assina? Caso você seja um “maratonador em série”, talvez tenha notado uma mudança sutil ao ligar sua televisão: a HBO Max virou apenas Max. 


E aquele tênis que você viu uma pessoa usando na rua: é Vert ou Veja?


Os casos acima são exemplos de marcas que passaram por um rebranding recentemente. Mas, antes que você se confunda, o rebranding não é apenas uma mudança de nome ou logo – ele vai muito além. 


Outro exemplo de rebranding atual é a marca de lingerie Victoria's Secret. Você ficou sabendo do tão comentado retorno do VS Fashion Show? Caso tenha assistido, deve ter notado a presença de modelos de todas as idades e formatos de corpos (ainda não sendo o ideal, mas bem diferente do histórico nada inclusivo da marca). Essa estratégia faz parte de um rebranding para tornar a marca mais inclusiva, pois seu antigo posicionamento estava afetando as vendas. A imagem de uma mulher “perfeita” deu lugar a uma mulher livre. 


Tá, mas o que é, de fato, o rebranding?


Vamos pensar na palavra “branding”. O que ela significa? Basicamente, é o conjunto de ações e elementos que tornam uma marca reconhecida e admirada pelo público. Um rebranding, então, nada mais é do que uma mudança em um ou mais desses aspectos, formando uma nova identidade de marca. 


Como já mencionamos, o rebranding é mais do que uma simples mudança de nome ou cores: ele representa uma atualização na maneira como a marca se comunica, nos valores que ela transmite e na experiência que proporciona ao público. Esse processo é fundamental para manter a marca relevante e alinhada com as expectativas do mercado e dos consumidores, que estão em constante transformação.


Como saber quando (e se devo) fazer o rebranding da minha marca?


Existem três pontos principais que indicam que está na hora de fazer um rebranding, e todos eles envolvem mudança: de cultura, de categoria ou de empresa/produto. Vamos pegar o exemplo da HBO Max. Seu rebranding foi motivado por uma mudança de produto. A plataforma expandiu e diversificou seus conteúdos, e a associação com a HBO não representava mais a sua essência. Para atingir um público maior, tendo mais assinantes e, consequentemente, um maior faturamento, a marca mudou seu nome e seu logo. 


O caso da Vert foi um pouco diferente. A empresa só era chamada assim aqui no Brasil, por conta de uma disputa de registro do nome Veja, que já havia sido registrado por outra marca. Isso fazia com que o público que estava acostumado a viajar e consumir produtos estrangeiros não identificasse a marca como “verdadeira”, causando até uma confusão em algumas pessoas que pensavam que a Vert fosse uma falsificação da Veja. Após ganhar a batalha legal, a marca conseguiu unificar seu naming. Por mais que alguns consumidores tenham estranhado no início, foi uma estratégia para criar uma marca global e facilmente identificada ao redor do mundo, sem ruídos. 


Já o caso da Victoria’s Secret é um clássico exemplo de mudança de cultura. Em 2024, não há mais espaço para machismo, etarismo e gordofobia, e a empresa, finalmente, parece ter entendido o recado. 


7 perguntas que você deve responder para entender se sua marca precisa de um rebranding:


1. Sua marca ainda reflete a essência e os valores da empresa?Com o tempo, é comum que empresas mudem suas prioridades e até sua visão. Se a identidade atual não reflete mais quem você é, pode ser hora de uma transformação.


2. O público-alvo mudou?À medida que os mercados evoluem, seu público também pode mudar. Verifique se sua marca ainda conversa com as necessidades, gostos e comportamentos dos seus clientes atuais e potenciais.


3. Seu mercado ou setor sofreu grandes transformações?Setores em constante inovação ou mudanças estruturais podem exigir uma atualização da marca para se manter relevante e competitiva.


4. A identidade visual e a comunicação estão ultrapassadas?Design desatualizado e comunicação antiquada podem afastar novos clientes. Se seu visual já não acompanha as tendências ou a percepção desejada, um rebranding pode ser a solução.


5. Há falta de consistência em como a marca é apresentada?Inconsistências na forma como a marca é percebida em diferentes canais podem indicar a necessidade de um guia de identidade mais coeso e estratégico.


6. Você está enfrentando dificuldades para se diferenciar da concorrência?Se sua marca não se destaca ou se parece com muitas outras no mercado, o rebranding pode ajudar a desenvolver uma identidade mais única e memorável.


7. Seus colaboradores e clientes têm dificuldade em explicar o que a sua marca representa?Se as pessoas que interagem com sua marca não entendem claramente sua proposta de valor, pode ser um sinal de que a mensagem precisa ser repensada e fortalecida.


Em um mercado dinâmico, onde as tendências e as expectativas dos consumidores mudam rapidamente, o rebranding se torna uma ferramenta poderosa para manter a relevância e fortalecer a conexão da marca com o público. Se, ao responder às perguntas acima, você percebeu que sua marca já não reflete a essência da empresa, não se comunica de forma eficaz com seu público ou não se diferencia da concorrência, pode ser o momento de considerar um rebranding. Adaptar sua marca para atender às necessidades atuais é um investimento estratégico que pode impulsionar seu negócio, revitalizar a experiência do cliente e garantir um futuro promissor para a empresa.

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