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Foto do escritorAmanda Nunes

Memes e posicionamento



Memes: conectando pessoas com o lado humano das marcas  

Através do humor, os memes modificaram a maneira de se comunicar nas redes sociais. São um sucesso, pois são uma forma de comunicação rápida e divertida, transmitem uma mensagem de maneira simples e objetiva e também, utilizam tendências para envolver e se conectar com público-alvo. 


O conceito de meme foi criado pelo escritor Richard Dawkins, em 1976, no livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta). Para ele, assim como o gene, o meme é “uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar, através das ideias e informações que se propagam de indivíduo para indivíduo”. Para a internet, e principalmente para as redes sociais, podemos resumir meme como uma unidade de conhecimento que se espalha rapidamente entre os usuários. 


O primeiro meme conhecido da internet é o Oogachaka Baby, vídeo de animação em 3D que mostra um bebê de fralda dançando ao som da música Hooked On a Feeling, que ficou conhecida como Dancing Baby Song. Criado em 1996 como uma amostra de um software de animação 3D, pelo Character Studio, da Kinetix/Autodesk, o vídeo ganhou o mundo quando um ex-funcionário da empresa enviou a animação para alguns amigos após fazer alguns ajustes. Porém, foi só nos anos 2000, com o boom da internet e a chegada das redes sociais, que os memes começaram a ser classificados como tal e se tornaram o que conhecemos hoje. 


Aqui na +Presença entendemos a estratégia de comunicação como ponto central de uma relação eficiente com o público e os memes já fazem parte das estratégias de conteúdo dos nossos clientes há alguns anos. Os memes expressam ideias com relevância cultural, representam pensamentos e sentimentos de um público específico e contribuem para a afinidade entre a marca e os consumidores. E você sabia que o Brasil é um grande produtor de memes?


Brasil e a Guerra de Memes  

Desde a popularização da internet que os memes não param de chegar, e o Brasil é conhecido popularmente como o Rei dos Memes. Os brasileiros gostam tanto de memes que, em 2016, disputou a Guerra dos Memes com Portugal. A competição de piadas, conhecida como a Primeira Guerra Memeal, disputava o título de pátria da zoeira.


E tudo começou porque a conta de Twitter "In Portugal We Don't", criada em novembro de 2015, se popularizou com piadas sobre expressões da língua portuguesa. No entanto, o mesmo tipo de sátira já tinha sido feito no Brasil no início daquele ano. Furiosos com o acontecido, usuários brasileiros iniciaram a Guerra Memeal, criando diversos memes para responder às cópias dos portugueses. 


A batalha que durou apenas três dias, entre 12 e 15 de junho de 2016, foi encerrada com a desistência do perfil "In Portugal We Don't", que apagou a sua conta no  Twitter.  Os brasileiros, obviamente, comemoram com muitos memes.




Quais os benefícios de usar memes para posicionar a sua marca? 

Como podemos relacionar algo tão popular com as marcas? Entendendo como e quando o humor se encaixa na sua narrativa.


O humor aproxima as pessoas, aumentando o nível de aceitação e confiança. Os memes são excelentes para criar esse tipo de conexão, além de eficientes na hora de posicionar as marcas porque conseguem criar um vínculo imediato com o público, com muita simpatia, memorização e construção de referências afetivas. 


Mas é importante ressaltar que não basta apenas postar memes em qualquer lugar, a qualquer hora. É importante levar em conta o contexto, relacionando o conteúdo do meme com o seu produto ou serviço, a linguagem de cada conteúdo para que a piada seja natural e esteja de acordo com o posicionamento da marca e encontrar o timing correto, pois na mesma velocidade que um meme surge, ele também pode ser esquecido e não fazer mais sentido. Então, ao elaborar a estratégia de comunicação, considere: 


  • Atualidade: os memes refletem algo que está acontecendo no momento

  • Engajamento imediato: permitem que os usuários participem da conversa

  • Viralização: por capturar a essência de um momento, são facilmente compartilháveis

  • Prazo de validade: em geral, têm um ciclo de vida curto 

  • Contexto: se o conteúdo faz sentido para a marca


Só não esqueça que para alcançar o sucesso é necessário ter certeza de que o posicionamento, o tom de voz e o público da marca são compatíveis com esse estilo de comunicação. 



Você ainda não parou para dar atenção ao posicionamento digital do seu negócio? O Guia de Posicionamento Digital desenvolvido pela +Presença faz com que sua marca adote uma estratégia sólida e alcance outro nível em termos de posicionamento e desempenho online. Entre em contato com a gente e vamos juntos fazer a sua marca decolar.

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