Tivemos acesso ao "Panorama de Geração de Leads 2024" que foi desenvolvido por Rock Content, HubSpot, V4 Company e Leadster, e oferece uma análise detalhada das estratégias que estão moldando o mercado brasileiro em diversos setores como financeiro, educacional, consultorias, imóveis e muito mais. Este estudo foi realizado com o objetivo de entender as dinâmicas do mercado e fornecer insights acionáveis para empresas de diversos setores.
A geração de leads é essencial para qualquer estratégia de comunicação de qualquer negócio e estar atualizado com as práticas e tendências baseados em dados é fundamental.
Neste post reunimos as principais informações contidas no material para que você possa gerar insights sobre a geração de leads, mas lembre-se que o relatório é dividido por setores e os índices que trouxemos aqui são pontuais. Para verificar cada setor, entre baixe o panorama clicando aqui.
Mas o que é exatamente um lead?
Um lead é uma pessoa ou empresa que demonstrou interesse nos seus produtos ou serviços, geralmente fornecendo informações de contato em troca de conteúdo ou ofertas relevantes.
Esse lead é essencial para que você trabalhe na área comercial e gere vendas.
Mídia paga é a preferida para geração de leads
A mídia paga é utilizada por 71% dos profissionais. Na sequência, temos o Inbound (54%), Conteúdo (46%), E-mail (42%) e SEO (35%).
Personalização e Automação de Marketing
Embora apenas 17% dos profissionais afirmem usar personalização em suas estratégias, cerca de 35,43% das empresas aplicam funcionalidades personalizadas para engajar leads. Além disso, 72% dos profissionais de marketing consideram CRMs, ferramentas de automação e análise de dados essenciais para suas estratégias de geração de leads.
Inteligência Artificial (IA) e Chatbots
A IA está se tornando uma parte vital da geração de leads, com 47% dos profissionais usando ferramentas de IA. No entanto, menos de 11% dos sites aplicam IA em seus fluxos de conversão, indicando uma área de grande potencial para melhorias. Chatbots também são cada vez mais populares, com 38% dos profissionais utilizando-os para qualificação de leads.
Desempenho por Segmento
Os segmentos de mercado mostram variações significativas nas taxas de conversão. O segmento de seguros lidera com uma taxa de conversão de 5,04%, seguido por jurídico (4,81%), saúde (4,77%), telefonia (4,64%) e financeiro (3,96%). Por outro lado, segmentos como consultoria (1,54%), imóveis (1,64%) e software (2,10%) possuem as menores taxas de conversão.
Canais de Aquisição de Leads
Apesar de o canal Orgânico gerar a maior parte dos acessos aos sites brasileiros, quando o assunto é geração de leads, o Google Ads sai na frente.
O canal é responsável por 25,4% dos leads gerados, contra 24, 2% do Orgânico e 10,5% da Meta, canal que possui a melhor taxa de conversão.
De 2023 para cá, não apenas o volume de acessos orgânicos cresceu, mas também o volume de leads gerados a partir desse canal. No geral, a busca orgânica e paga combinadas são responsáveis por 67,9% dos acessos aos sites brasileiros, com o canal orgânico representando 42,7% dos acessos.
A pesquisa revelou que 79,38% das empresas destinam parte de seu orçamento de marketing para estratégias pagas de geração de leads, embora muitas ainda invistam de forma modesta, com menos de R$1.000 mensais em ações de mídia. Já os outros 20,61% não investem nesse tipo de estratégia.
Análise por Dispositivo
A taxa de conversão por dispositivo também varia. O segmento de software, por exemplo, ainda registra 53,15% dos acessos vindos de desktops, enquanto a média geral está em 33,18%. Isso destaca a importância de otimizar as estratégias para diferentes dispositivos.
Estratégias para Implementar ainda em 2024
Conteúdo Interativo: Investir em vídeos, quizzes e webinars possibilitam um aumento significativo do engajamento e na retenção dos leads.
Uso de chatbots: Qualificar leads e oferecer atendimento inicial eficiente.
Marketing conversacional: Utilizar WhatsApp e outras ferramentas de mensagens para interagir diretamente com os leads. Apesar de apenas 34% dos usuários se sentirem confortáveis em fornecer seu contato via WhatsApp, este canal mostrou um aumento significativo nas taxas de conversão quando utilizado corretamente.
Otimização contínua: Realizar testes A/B para entender o que funciona melhor e ajustar as estratégias de acordo com os resultados.
Na +presença, estamos auxiliamos nossos clientes a maximizar suas estratégias de geração de leads. Nosso foco é desenvolver conteúdos personalizados, implementar ferramentas de automação e analisar continuamente suas campanhas para garantir os melhores resultados.
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