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Foto do escritorDouglas Ceconello

Absolute cinema! 10 momentos em que a publicidade esportiva foi pura arte

Dias atrás, a TV Globo lançou uma vinheta de divulgação para a cobertura das Olimpíadas de Paris, que acontecem a partir de julho. Trazendo o conceito de que “nem toda vitória vem do corpo, nem todo brilho vem do ouro”, realizou uma impressionante produção para apresentar momentos de superação e glória (não apenas esportiva) dos atletas. 


Olimpíadas 2024 – Globo

O resultado nos deixou com um nó na garganta, então resolvemos fazer uma curadoria de momentos em que o esporte motivou obras-primas da publicidade, capazes de divertir, emocionar e até mesmo proporcionar reflexões. Com seu universo repleto de desafios, conquistas e sentimentos, o esporte é uma vasta fonte de inspiração para o marketing e a publicidade. Separa o lencinho e vem com a gente:


Write the future – Nike


Nesta produção para a Copa do Mundo 2010, a Nike explora o fatalismo presente em cada lance de uma partida decisiva do Mundial, com grandes craques imaginando seu futuro de acordo com o desempenho dentro de campo. O atacante inglês Waney Rooney, por exemplo, se via barbudo, esquecido e morando em um trailer.



Thank you, mom


Lançada durante as Olimpíadas de 2016, a comovente série de comerciais da multinacional Procter & Gamble celebra o papel de amor, proteção e sacrifício das mães na formação de seus filhos atletas.




Atlético de Madrid 


O clube espanhol é um caso peculiar no mundo da publicidade esportiva. Seus anúncios são repletos de sensibilidade, humor e humanização. No último Natal, o Atleti lançou um vídeo emocionante em que um taxista, torcedor do clube, encontra um idoso com Alzheimer perdido na rua. E, por uma questão de empatia, o taxista acaba até mesmo celebrando Di Stefano, nome histórico do rival Real Madrid.




* Entre tantos comerciais marcantes, também vale mencionar este de um bom tempo atrás, protagonizado pelo primeiro sócio do clube, que ao longo da vida conseguiu (ou foi obrigado) e a se livrar de todos os prazeres e vícios, exceto um: o próprio Atlético de Madrid.



Coincidências – Quilmes


Os argentinos sabem como poucos fazer cinema – e propaganda. A cada Copa do Mundo, temos uma enxurrada de peças geniais. No último Mundial, o vídeo da cervejaria Quilmes mostrava uma série de coincidências entre a Copa de 2022 e a Copa de 1986, a última vez que a Argentina havia vencido o torneio – a presença do Canadá, Júpiter em Peixes e até mesmo Robert De Niro. E não é que eles estavam certos e a Argentina ganhou mesmo?



* Também vale mencionar este petardo de vídeo da Coca Cola, que anos depois repetiu “El abrazo del alma”, histórica capa da revista El Gráfico de 1978. Não é a gente que está chorando. São vocês!



Muhammad Ali – Adidas


Uma das maiores personalidades do esporte em todos os tempos, Muhammad Ali com frequência aparecia em peças publicitárias. Mas este vídeo da Adidas é espetacular, usando imagens do boxeador em lutas clássicas para colocá-lo no ringue com a filha Laila Ali. “O impossível não é um fato. É uma opinião.”



Nada pode parar a gente – Nike

Mostrando grandes atletas que patrocina, a Nike usou esta produção para mostrar como o esporte tem a capacidade de nos unir, fortalecer e fazer ir além. Mesmo nos esportes individuais, os atletas nunca estão sozinhos.



Michael Jordan – Maybe


Michael Jordan talvez tenha sido o personagem do esporte mais assíduo em campanhas publicitárias. Em seu auge, o homem que mudou o basquete era um fenômeno do marketing. Nesta produção, ele faz um poderoso depoimento de sua trajetória para jovens jogadores de basquete.



* Durante muito tempo, o ídolo do Chicago Bulls também estrelou várias campanhas do McDonald’s, como neste vídeo hilário em que protagoniza um duelo de arremessos com Larry Bird.



Find your greatness – Nike


Na campanha “Find your greatness”, a Nike explora os desafios de superação de pessoas comuns e atletas amadores, incentivando-os a encontrar a sua própria grandeza. “A grandeza é apenas algo que nós decidimos.” O resultado desse conceito é uma série de vídeos emocionantes e inspiradores.



Courage – Nike


Na mesma pegada de inspiração e transpiração, este vídeo traz, em uma excelente edição, momentos de superação dos atletas, enquanto repete o trecho de uma música da banda The Killers: “I got soul, but I’m not a soldier” (Eu tenho alma, mas não sou um soldado). O vídeo abre com uma frase poderosa: “Tudo que você precisa já está aí dentro”.



Dream crazier – Nike


Este é mais que um comercial. É um poderoso e impactante manifesto que traz a tenista multicampeã Serena Williams confrontando os rótulos que muitas vezes são impostos às mulheres atletas e expondo as barreiras superadas por elas ao longo dos tempos. É para ver, pensar, refletir, aplaudir – e se emocionar.



Break free – Adidas


A gigante Adidas lançou mão de praticamente um curta cinematográfico para mostrar a capacidade de se libertar que o esporte proporciona, com um residente de um lar de idosos que faz de tudo para retomar o hábito de correr. Como todos acima, outro ótimo exemplo de como a publicidade esportiva consegue ser Absolute cinema!



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Se era lágrimas que vocês queriam. CONSEGUIRAM!

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